Aqui no Brasil estão querendo implantar a mesma política da Europa: passaporte para animais. Mas ainda não está regulamentada. De acordo com o decreto nº 7.140 a partir de julho de 2010, começou a vigorar no Brasil o ’passaporte de trânsito nacional e internacional para cachorros’. O passaporte será intransferível, individual e deverá conter informações como nome e endereço do dono, registro do bichinho no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e exames exigidos pelos países de destino. O mesmo será parecido com o adotado na UE (União Européia) e Japão. Enquanto isso não acontece, temos que providenciar alguns documentos para permitir a entrada dos cães na Comunidade Européia.
Para isso descobri um site que oferece um serviço que providencia toda a documentação necessária para o animal viajar de acordo com as exigencias do país de destino. Bem interessante, pois o proprietário não precissa fazer nada, a equipe providencia tudo: o veterianario vai até a residência, faz a consulta e retira o sangue necessário para o exame. Porém custa dinheiro (680 reais por pet!) e não é tão complicado assim providenciar tudo, ainda mais para esse grupo composto por alguns veterinários e pessoas que já viajaram com seus cães e sabem exatamente o que deve ser feito.
O site é: http://doc-dog.com/, pra quem quiser conferir.
O que teremos que providenciar:
- Microchip de identificação padrão europeu
- Carteira de Vacinação atualizada (especialmente anti-rábica)
- Teste de titulação de anticorpos contra a raiva
- Quarentena de 90 dias dentro do Brasil – o animal só pode viajar a partir do 90º dia, contando a partir da data de coleta do sangue para o exame de raiva
- Atestado veterinário comprovando que o animal está em condições de viajar e que foi tratado contra os parasitas echinococcus sp, pulgas e carrapatos
- Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), emitido pelo Ministério da Agricultura Brasileiro
Obs.: O atestado de saúde vale apenas 3 dias (contando como 1º dia o dia em que foi emitido). Dentro destes três dias, é necessário que o CZI seja emitido, ou seja, o atestado deve ser feito no máximo 3 dias antes da emissão do CZI, e não 3 dias antes da viagem, como muitos pensam. Esse documento tem validade de 4 meses, porém recomenda-se que seja emitido em no máximo 10 dias antes do embarque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário