Membros da Tropa

Membro 06 - Daniella Costa

Por que membro 06? Sei lá! Rsrsrsrs! Acho que surgiu num dos treinos no CT Brigada Veneno...

Farmacêutica industrial por formação e também técnica em biotecnologia. Apaixonada por animais, principalmente cães, desde pequena. Trabalha parte da semana no Laboratório de Microbiologia Ambiental da UFF e num Posto de Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Daniella e suas duas cadelas Selva (direita) e Líly (esquerda)
Já conhecia o agility atrevés de revistas desde jovem, mas foi apresentada pessoalmente quando sua cadela dachshund Mel teve filhotes e resolveu ficar com um deles, a Trixie. Comentou com o marido que queria um cachorro educado e obediente e ele prontamente levou todas para as aulinhas de adestramento básico da LordCão. Depois de diploma na mão, enfiou na cabeça que não ia ficar por ai e queria praticar o Agility. Procurou, mandou e-mails e acabou chegando ao Jorge Pais. Começou a treinar na Funny Dogs. Era pra Trixie, mas claro q a Mel foi também. O tempo foi passando e elas não queriam nada com o esporte e o marido pertubando que essa raça não era adequada. Bem, ficaram conhecidas como as Baraqueiras....

Mel na frente, seguida por Trixie

Nesse meio tempo, Jorge ofereceu a Carioca, uma braco alemão já treinada, para participar das competições. Com ela ganhou algumas medalhas e troféus. Tudo o que sabe de condução em agility deve a ela (e um pouco ao Jorge e ao Giovanni também...Rssrsrsrs!). Foie continua sendo uma excelente professora. 

Um grande feito: 1º lugar numa prova do brasileiro na frente de todos os borders collies

 Depois disso, o vírus do agility já tinha infestado completamente e ela adquiriu o próprio cão de agility, a pastora de shetland, Elyria from Castle of Shalott, a famosa Líly, que se tornou um grande desafio pra ela e seus instrutores.


Por que viajar?
Foi na Funny Dogs que conheceu o casal Hermann e Conny com o seu SRD Boris. Um casal de estrangeiros q apareceu pra treinar. Trio estranho... Falando uma lingua diferente... Tímidos... Mas logo se tronaram grandes amigos. Até que chegou a hora deles voltarem para o país de origem. Uma tristeza. Daí surgiu essa idéia de viajar. E Conny comentou sobre o Campeionato Europeu de Agility de 2011, que seria Áustria. Pronto. Juntou a fome com a vontade de comer e desde então o membro 06 vem juntando "moedinhas no proquinho" pra viajar. E começou a perturbar todos a seu redor e deu no que deu: o que começou com um bonde treminou numa tropa!


Membro Canino 06 - A Louca Mansa

Elyria from Castle of Shalott:  nome chique, de pedigree! Mas todos conhecem como Líly. Tinha sido escolhida pelos donos do canil para participar de exposições de beleza, mas aos 6 meses e meio já tinha 42cm de altura, isto é, completamente fora do padrão da raça. Com isso foi colocada a venda. Foi quando ficamos sabendo através de outro condutor que tinha adquirido seu irmão de ninhada. Terminamos uma prova de agility, que foi num sábado, e fomos direto pra São Paulo. Loucura: ir lá ver a cadela e voltar (com ou sem) em menos de 24hs. Chegamos lá, era super esperta, pulando de um lado pro outro e em cima de todos. Pronto! Perfeita! Tudo que se quería: uma jovem sheltie super alegre. E linda! Hehehehe! E em abril de 2008 Daniella levava pra casa a cadelinha pra ser sua parceira no agility. Detalhe: ela realmente parece a Lassie, o que realizou um sonho de criança, afinal, qual apaixonado por cães não quer ter uma em casa...


Assim que chegram, foi tudo bem. Aceita pelas dachs Mel e Trixie com um pouco de briga (afinal, não é a toa que têm o apelido de Barraqueiras!), mas logo estavam brincando. E já na semana seguinte iniciou seu treinamento. Cadelinha bem promissora.


 Só que ela veio com um trauma que não foi bem trabalhado e desenvolveu um medo muito grande de rua, barulhos e movimentos, a ponto de não conseguir mais treinar. Desde então vem sendo feito um trabalho de reabilitação para que ela supere esse trauma e consiga praticar o agility com todo seu potencial. Hoje, já faz todos os obstáculos e estreou no campeonato carioca este ano no grau 1 com o objetivo de completar a pista completa. E conseguiu, com a ajuda de sua condutora e seu atual treinador, ganhar sua primeira medalha: 4º lugar geral e 1º lugar QRMBC - Qualquer Raça Menos Border Collie. Sim! Ainda tem esse agravante! Ela se tornou o primeiro pastor de shetland standard no agility brasileiro! Com esse objetivo alcançado, partiram pro próximo: ganhar as estrelinhas para mudar de grau e competir no Europeu! E de quebra em algum campeonato italiano...

Dizem que é uma estranha no ninho
Aos poucos vem superando esse trauma e já consegue fazer apresentações em lugares públicos.


Enfim, se tornou uma cadelinha super companheira, que acompanha sua dona a quase todos os lugares pra onde ela vai, logo, por que não ir pra Europa visitar seus amigos Hermann e Conny e participar de provas por lá também?





Membro Fótógrafo - Daniel Neves

Ele é o marido do membro 06, a Daniella. Veterinário por formação e exerce a profissão no Centro de Triagem de Animais Selvagens - IBAMA/RJ. Lá ele recebe todo tipo de animal selvagem (e as vezes doméstico), saudável ou não, vindo de apreenções da polícia/Ibama ou doado pelos próprios donos.Na maioria não legalizados.


Um dia de trabalho...

Uma pessoa super dedicada ao que faz e aos amigos. Também já conhecia o agility e foi apresentado a ele através da esposa, conforme foi contado aqui. Porém, pra ele aconteceu diferente... Chegou a conduzir uma das barraqueiras em prova, a Trixie, mas em sua estreia a cadela simplesmente parou na subida da passarela e discutiu com ele, e a teimosa ganhou e não fez o obstáculo e na prova seguinte também. Com isso teve sua carreira encerrada em provas oficias. A dela e a dele. Continuou apenas participando de alguns match com Mel e Jou-Jou, welsh corgi super simpático do Jorge.



 Mas a essa altura ele já tinha descoberto outra função no esporte: a de FOTÓGRAFO!


Começou tirando fotos com uma máquina compacta. Belas fotos que todos adoravam, mas ele não estava satisfeito e se endividou todo pra comprar uma máquina semi-profissional que só falta falar e aprimorou sua técnica fazendo vários cursos. Desde então não perde  um evento, seja prova ou apresentação (e a esposa deixa ele perder?) sempre buscando os melhores angulos para seus clickes... E o sucesso é tanto que se ele não posta as fotos no forum no dia seguinte, todos perguntam por elas!

Pax, outro membro canino numa prova do Carioca

Conheceu o casal Conny e Hermann levando a esposa aos treinos na Funny Dogs. Mas a maizade começou mesmo quando um dia Boris teve uma convulsão durante o treino e claro, ele estava em algum lugar tirando foto de alguma coisa, e todos saíram a sua procura. Boris ficou bem e nunca mais teve nada. E lembro do comentário dele: "Poxa... Ela fala português, mas nos entendemos melhor quando falamos em inglês!" A partir daí a amizade só cresceu e quando chegou a hora da partida, ficou a tristeza... Mas entrou de cabeça na idéia da visita e começou a ajudar a esposa a encher o cofrinho com moedinhas...

Outra coisa que o liga ao casal é sua parceira canina, Selva, Ela é irmã de ninhada das borders que eles levaram como recordação da temporada que passaram no Brasil, a Chuva e a Jenny (essa ultima era pra uma amiga européia).

A partir da esquerda: Chuva, Selva e Jenny, com aproximadamente 4 meses, numa das aventuras vividas por essa Tropa.


Membro Canino - A incansável!

BumbleBee Canas de Senhorim - Nome de pedigree da parceira do nosso fotógrafo, Daniel. Selva, para os íntimos.
Essa cadelinha tem uma historia interessante.  Daniel estava começando um projeto de cão farejador para implantar no IBAMA e estava a procura de um cão com as características adequadas e dentre elas era gostar de trabalhar, ser louco por bolinhas e ser resistente. À época, Jorge estava com uma ninhada de borders filhos da Nicky e Billy Boy, ambos com as características citadas. E ficou recitando para o Daniel as vantagens de se ter o border como um cão de trabalho. E realmente, se os filhotes puxassem os pais seria perfeito.


Toda a ninhada...

Bem os meses foram passando, nossa amiga Conny já estava com suas filhotas Chuva e Jenny em casa e foram gentilmente apelidadas de "Terroristas" (por que será?), e Daniel ainda na procura do cão ideal. Foi quando os filhotes já estavam com quase 4 meses e sobrando apenas mais duas filhotas, que ele resolveu ficar com uma delas. E pediu pro Jorge escolher a que ela achasse a que se enquadrase melhor ao perfil que procurava. E Jorge escolheu a mais curiosa e brincalhona, porém não tão durona.


Aos 3 meses...

E assim começou a historia da parceria Daniel e Selva.
Era pra ser um cão de trabalho, que ficaria no canil, porém seu coração bom não permitiu largar um filhote apaixonante de 4 meses isolado no canil a noite e fins de semana e levou pra casa onde foi recebida com agressividade por parte de suas irmãs caninas. Mas depois de uma bronca bem dada estilo "Cesar Millan" tudo se acalmou e reina a paz em 95% do tempo... E assim faz até hoje: vai e volta do trabalho levando ela. Lá ela corre e brinca muito e todos a adoram.



Ela cresceu e se tornou tudo o que o Daniel esperava: incansável, desde filhote e absolutamente louca por brinquedo. Faz qualquer coisa por eles. Bem, e se tornou uma lontra também, pois não pode ver uma poça de água que já cai dentro!


Enfrentando as ondas por um bambu...

Uma cadela que foi adquirida para trabalhar farejando e achando animais selvagens escondidos por traficantes em carros e caminhões, porém com toda a famila canina e humana praticando agility, não podia ficar de fora e claro desde que chegou em casa já frequenta os treinos, com a desculpa de ser bom para o trabalho de faro, pois além de aumentar o laço de amizade e cumplicidade, também a ensinaria a enfentar obstáculos. O problema é que o Daniel gosta é de fotografar e acabou sobrando pra esposa a tarefa de treinar agility com Selva (ela nem gosta.... Huahuahua!). E ai passou a ser um problema pra Daniella conduzir a Selva, pois a cadela é muito rápida, puxou os pais pra isso também! Huahuahuahua!



Na família é conhecida como a Louca Ativa, e depois do trabalho, ela  só quer saber do banho, que pode ser na bacia se não tivar lago ou praia:



E ela ainda é uma cadela multifuncional, com cursos de Schutz e Pastoreio!


Ela estava tirando as fotos...

Aqui também...
Colega de trabalho farejando arma em uma demonstração...

 Além de acompanhar seus donos pra todo canto permitdo cachorro, ou seja quase todos, pois a algum tempo que eles só frequentam lugares onde é permitido.... E por que não na Europa também?


PS.: As vezes ela dorme!